A Cozinha



Para minhas amigas queridas daqui e de além-mar as receitas que antes eram segredos guardados a sete chaves.Coisa que se faz na cozinha do tipo " para as crianças " ou para descomplicar na hora do lanche. E também para registrar à posteridade, afinal, quero que continuem algumas tradições na família.

-Estou de dieta...

-Mas prove só um pouquinho.. minha receitas tem tanto carinho!

Glacê Real (para seus bolos, cupcakes e docinhos de festa)
- 2 claras de ovos;
- 1 colher (de sopa) de suco de limão;
- açúcar de confeiteiro ( o quanto for necessário).
        Bata as claras em uma batedeira e vá adicionando aos poucos o açúcar e o suco de limão até o ponto de a mistura não cair mais da pá da batedeira.

Glacê Hidrogenado

       Use a mesma receita anterior e acrescente 1/2 Kg de gordura vegetal hidrogenada. Bata bem e use para cobrir bolos e enfeites. Despeje sobre um papel manteiga com bico de confeitar. Deixe secar pelo menos 24 horas antes da decoração.

Cristal Japonês

- 1 copo de açúcar cristal;
- 1 colher (de sopa) de água.
         Misture o açúcar e a água até ficar uma farofa. Preencha forminhas de acetato com o desenho escolhido. Aperte bem e deixe secar por 6 horas. Desenforme com cuidado e decore sua festa! pode fazer ovos de açúcar também.

Merengue rapidinho

        Prepare a receita tradicional das suas claras em neve. Não esqueça de colocar uma pitadinha de sal para que a mistura fique bem cremosa. Se quiser colorir use corantes em pó; algumas pitadas de gelatina ou pó para refresco. Quanto mais açúcar, mais endurece a massa.
        Pingue colheradas sobre uma assadeira e coloque no forno quente ( desligado, mas quente) até esfriar, para que crie uma crosta na superfície. Esfarele um pouco e sirva com sorvete no verão e com mousses no inverno.

Biscoitos de Natal e Páscoa
- 1 colher (chá) de bicarbonato;
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó;
- 1 colher (chá) de cravo em pó;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 1 colher de gengibre em pó ou ralado;
- 4 colheres de manteiga sem sal;
- 4 colheres (sopa) de sopa de mel;
- 1 colher (chá) de sal e 1 ovo.
         Misture os ingredientes secos exceto o açúcar que se mistura na manteiga, batendo bem. Depois o ovo inteiro e o mel. Só então junte esse creme nas farinhas. Estique  a massa sobre a bancada e corte os formatos com o cortador. Leve ao forno baixo (180 a 200 graus) em forma assadeira untada e polvilhada por 15 a 20 min no máximo. Cubra e decore com glacê real.

Biscuit Comestível

- 2 colheres (rasas) de gelatina em pó sem sabor ou 1 pacote de 12g;
- 5 colheres (sopa) de água fria para dissolver a gelatina;
- 550g de açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g para manuseio após cozinhar);
- 3 colheres (sopa) de C.M.C (eu uso a marca antiga, da vovó);
- 3 colheres  (sopa) de glucose de milho ( aquela marca tradicional tem 2 sabores diferentes) dissolvida em 1/2 colher de água fria;
- 3 colheres (sopa) rasas de gordura vegetal;
- 1 clara de um ovo grande (caipira);
- 100g de amido de milho;
- corante comestível (de marca confiável, sem açúcares).
          Dissolva a gelatina em água fria aos poucos numa panela com antiaderente e acrescente 450 g de açúcar. Coloque o aglutinante C.M.C; a glucose já líquida; a gordura vegetal e o ovo. Misture bem com colher de pau e leve ao fogo nem muito alto, nem muito baixo (lembram ? Minhas receitas são de fogão-a-lenha... A gente põe na beira da chapa de ferro...) MEXENDO SEMPRE !
          Quando a massa começar a adquirir consistência de mingau espesso e começar a desgrudar do fundo da panela, retire-a do fogo e deixe esfriar 20 min. Então polvilhe um pouco de amido de milho em uma superfície lisa (pedra de mármore; pia de inox; balcão de fórmica...) e amasse como pão. Acrescente aos poucos o açúcar reservado e peneirado e vá misturando mais amido e sovando. Até homogenizar. A massa deve ficar macia, elástica e soltar facilmente das mãos. Convide as crianças para modelar usando a massa. Elas vão aprovar!
          Coloque num recipiente fechado e leve gelar por 24 horas antes de usar. Use a seguinte cola para aderir as peças:

Cola do biscuit comestível
          Misture num recipiente de vidro ou louça 1 colher (sopa) cheia de C.M.C e 2 copos americanos de água (aquele do requeijão). Guarde por 24 horas antes de usar.


Cozinheiras Arteiras no Ritmo da Festa de 30 Anos da C.M.P.S

(Eu tinha que postar um álbum aqui. Vocês concordam meninas ?)

               










Obrigada a todas que ajudaram.
Deus as abençoe!


Postar um comentário